Um Acidente Isquémico Transitório (AIT) ou "mini-AVC" é causado por uma interrupção temporária de fornecimento de sangue a uma parte do cérebro.
A interrupção do fornecimento de sangue resulta na falta de oxigénio para o cérebro. Isto pode causar sintomas semelhantes aos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), como alteração na fala e dormência ou fraqueza nos braços e pernas.
No entanto, ao contrário de um AVC, um AIT não dura tanto tempo. Os efeitos só duram alguns minutos e geralmente são resolvidos em 24 horas.
Causas
Prevenção
AIT´s ocorrem frequentemente sem aviso prévio.
Quando a pessoa sofre um AIT, é sinal de que pode surgir outro com efeitos mais graves ou evoluir para AVC, pondo a vida em risco.
Independentemente da existência ou não de um AIT ou AVC no passado, há uma série de maneiras para reduzir o risco deste problema:
- Manter um peso saudável
- Alimentação saudável
- Fazer exercícios regularmente
- Limitar o seu consumo de álcool
- Não fumar
Sinais e Sintomas
Os principais sintomas de AIT podem ser lembrados com a palavra FAST, em inglês (Face-Arms-Speech-Time):
- Face (Cara) - a cara, o olho ou a boca podem descair de um lado, a pessoa pode não ser capaz de sorrir
- Arms (Braços) - a pessoa com suspeita de AVC pode não ser capaz de levantar o braço e mantê-lo nessa posição devido a fraqueza ou dormência
- Speech (Discurso) – o discurso da pessoa pode ser arrastado ou ilegível, podem ainda não ser capaz de falar, apesar de parecer estar acordada
- Time (Tempo) – é necessário ligar para o 112 imediatamente ao ver algum destes sinais ou sintomas
Se estes sinais e sintomas duram mais de 24 horas, é considerado um AVC completo.
É importante que uma pessoa que tem um AIT seja assistida e tratada o mais rapidamente possível para minimizar o risco de ter um AIT completo ou um AVC. Assim, o risco de danos maiores pode ser grandemente reduzido.
Deve haver uma consciência generalizada para os sinais e sintomas de um AIT ou AVC, principalmente quando se vive ou se cuida de alguém que pertence um grupo de alto risco, como um idoso ou alguém com diabetes ou pressão arterial elevada.
Os sinais e sintomas do teste rápido (descrito em cima) pode ajudar a identificar a maioria dos AIT´s e AVC´s. No entanto, outros sinais e sintomas podem incluir:
- Perda súbita da visão
- Tonturas
- Problemas de comunicação, tais como dificuldade para falar ou entender o que os outros dizem
- Problemas de equilíbrio e coordenação
- Dificuldade em engolir (disfagia)
- Dormência ou fraqueza, resultando em paralisia completa (perda da capacidade para mover um ou mais músculos) num lado do corpo
- Em casos graves, perda da consciência
Duração dos Sintomas de AIT
Tal como o nome sugere, os sintomas de um AIT são transitórios (temporários) e devem desaparecer dentro de 24 horas após o ataque. A duração exata dos sintomas pode variar, mas geralmente desaparecem dentro de uma hora.
Diferentes partes do cérebro controlam diferentes partes do corpo, assim, os sintomas após um AIT vão depender da parte do cérebro que é afetada.
Por vezes, um AIT ocorre antes de um ataque completo, o que pode causar danos sérios e permanentes.
Portanto, quanto mais cedo for procurada ajuda médica, menos provável é o aparecimento de outro AIT ou AVC.
Diagnostico Clínico
Como os AIT´s, muitas vezes, são mais rápidos, pode não haver qualquer sintoma e assim a pessoa não consultar imediatamente um profissional de saúde.
Após faze-lo, serão solicitados detalhes sobre os sintomas que experimentou durante o AIT, como por exemplo, quanto tempo durou e de que forma afetou. Isto vai ajudar a descartar outras condições.
Diagnóstico Diferencial
Apresenta os mesmos sintomas de AVC, mas com menor duração.
Diagnóstico Laboratorial
Se um AIT apresenta diagnóstico duvidoso, a pessoa deve ser encaminhada, no prazo de sete dias, para um especialista – neurologista - para realizar exames neurológicos, para assim ser avaliada a coordenação.
Após um AIT, pod ser necessário realizar uma série de testes para verificar se há fatores subjacentes ou condições que podem ter causado o mini-AVC:
- Exames de sangue
- Eletrocardiograma (ECG)
- Radiografia do Tórax
- Tomografia Computadorizada (TC)
- Ressonância Magnética (RM)
- Ultra-som
- Ecocardiograma
Tratamento
Após um AIT, é necessário tratamento para ajudar a prevenir outro AIT ou um AVC.
Sem tratamento, há 1 em 10 hipóteses de ocorrer um AVC dentro de quatro semanas após um AIT. Um AVC é um problema de saúde grave que pode provocar incapacidade permanente e, em alguns casos, ser fatal.
O tratamento vai depender das circunstâncias individuais, tais como a idade e história clinica. A equipa de saúde irá discutir as opções de tratamento e explicar ao paciente os possíveis benefícios e riscos.
Medicação e alteração do estilo de vida são dois pontos fundamentais.
Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a cirurgia.
1 comments:
Write commentsMeu pai teve um Ait ele tem 48 anos...Mas tá andando falando a única coisa é que quando ele sai anda ele fica pendendo para o lado esquerdo e não consegue dirigir por isso...Queria saber se ele pode melhorar dessa sequela que ele ficou?? Pk não deu um AVC e sim Ait.
ReplyNota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.