.

8 de dezembro de 2012

Miguel Torres

Acidente Isquémico Transitório - AIT - Causas

    Sem comentários:

Falha de fornecimento de sangue ao cérebro

Durante um Acidente Isquémico Transitório (AIT), um dos pequenos vasos sanguíneos que suprem o cérebro com sangue rico em oxigênio é bloqueado.

O sangue é fornecido para o seu cérebro por dois vasos sanguíneos principais (artérias carótidas) e dois outros vasos sanguíneos (artérias vertebrais). Estas artérias ramificam-se numa série de pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue para cada parte do cérebro.

Se um vaso sanguíneo é bloqueado, o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido. Num AIT, a ruptura passa rapidamente e a oferta de sangue ao cérebro volta logo ao normal. Num Acidente Vascular Cerebral (AVC), o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido por muito mais tempo. Sem um fornecimento constante de sangue, as células do cérebro começam a morrer.

Coágulos Sanguíneos

O bloqueio dos vasos sanguíneos, geralmente, é causado por um estreitamento das artérias, ou como resultado de um coágulo de sangue que se formou em outras partes do corpo e foi para o cérebro – Embolia.

Os coágulos de sangue podem ser causados por diferentes fatores:
  • Doenças Cardíacas - como a fibrilação auricular, o que faz com que o coração bata de forma irregular, ou doença muscular cardíaca congestiva, em que o coração não bombeia o sangue de forma eficaz.
  • Condições do Sangue - tais como leucemia (cancro das células sanguíneas), anemia falciforme (uma doença hereditária), níveis elevados de gordura no sangue (hiperlipidemia), sangue anormalmente espesso (policitemia), ou superprodução de plaquetas sangueíneas (trombocitemia).

Aterosclerose

A aterosclerose é uma causa comum de estreitamento das artérias. Ocorre quando os depósitos de gordura, conhecidos como placas, se desenvolvem no revestimento interno dos vasos sanguíneos. Isto pode fazer com que os vasos sanguíneos se tornem espessos, duros e menos elásticos, o que torna mais difícil a fluidez do sangue através deles.

Certas condições médicas, como diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2, podem aumentar o risco de AIT, pois causam níveis elevados de glicose na corrente sanguínea, o que aumenta o risco de aterosclerose.

Hemorragia

Em casos raros, a AIT pode ser causada por uma pequena quantidade de sangue no cérebro, conhecida como uma hemorragia.

Fatores de risco:


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.