Erroneamente conhecido como Infarto, o nome Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) deriva do facto de a doença acontecer no músculo cardíaco – miocárdio, causando-lhe danos permanentes.
Este ocorre quando o fluxo de sangue, rico em oxigénio, não chega a uma parte do músculo cardíaco. Se o fluxo não for restituído rapidamente, essa parte do músculo do coração pode começar a morrer. Enfarte significa, assim, a morte do tecido devido à falta de fornecimento de sangue.
O músculo cardíaco requer um constante fornecimento de sangue rico em oxigénio. As artérias coronárias fornecem o coração com esta fonte de sangue. Na presença de Doença Arterial Coronariana, as artérias ficam mais estreitas e o sangue não consegue fluir tão bem como deveria. A matéria gorda, o cálcio, as proteínas e as células inflamatórias acumulam-se no interior das artérias e formam placas de diferentes tamanhos. Os depósitos de placas são duros do lado de fora e macios e moles por dentro.
Quando há ruptura da placa, as plaquetas (partículas do sangue em forma de disco que ajudam na coagulação) formam coágulos de sangue à volta da placa. Se um coágulo bloqueia totalmente a artéria, o músculo do coração fica com falta de oxigénio. Num curto espaço de tempo, ocorre a morte de células do músculo cardíaco, causando danos permanentes. Isto é um Enfarte Agudo do Miocárdio.
Embora seja incomum, um Enfarte, também pode ser causado por um espasmo de uma artéria coronária. Durante um espasmo coronário, há uma redução do fornecimento de sangue ao músculo do coração (isquemia). Isto pode ocorrer em repouso, mesmo em pessoas sem Doença Coronária significativa.
Cada artéria coronária fornece sangue para uma região do músculo cardíaco. A quantidade de danos no músculo do coração depende do tamanho da área irrigada pela artéria bloqueada e o tempo entre a lesão e tratamento.
A cura do músculo do coração começa logo após um Enfarte Cardíaco e leva cerca de oito semanas. Assim como uma ferida na pele, numa ferida do coração, forma-se uma cicatriz na área danificada. Mas, o novo tecido cicatricial não se contrai. Assim, a capacidade de bombeamento do coração é reduzido depois de um Enfarte. A percentagem perdida de capacidade de bombeamento depende do tamanho e localização da cicatriz.
O tratamento é tanto mais eficaz, quanto mais rápido for iniciado após o aparecimento de sintomas.
Atenção
Num Enfarte Agudo do Miocárdio, TEMPO É VIDA.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.