A doença arterial coronariana é uma doença crónica, sem cura. Quando a pessoa tem doença arterial coronariana, é importante cuidar bem do coração para o resto da vida. Isto é especialmente verdadeiro quando houve procedimento de intervenção ou cirurgia para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração. Procedimentos não curam a doença arterial coronariana. Cada pessoa em particular tem de tomar medidas para parar a progressão da doença.
Passos para Tornar a Vida Mais Fácil com a Doença Cardíaca
Reconhecer os Sintomas
Consultar o médico se os sintomas se tornarem mais frequentes ou graves. Em casos urgentes, ligar para o 112. Não adiar pedir ajuda!
Reduzir os Fatores de Risco
Quanto mais fatores de risco a pessoa tiver, como hipertensão ou colesterol elevado, maior o risco de problemas cardíacos futuros. Em conjunto com o médico cada pessoa deve e tem de trabalhar para tratar esses fatores e assim reduzir o seu risco.
Tomar Medicação
Os medicamentos são usados para controlar os sintomas e ajudar o coração a trabalhar mais eficientemente. É importante Seguir as indicações do seu médico.
Consultar o Médico para Check-ups Regulares
Agendar consultas regulares com o médico de família e / ou o cardiologista (mesmo na ausência de sintomas). O médico definirá de quanto em quanto tempo será ideal fazer este controlo, conforme cada caso específico.
Reduzir os Fatores de Risco de Doença Cardíaca
Fazer mudanças no estilo de vida não é fácil, mas é necessário. É preciso dedicação e disciplina para parar de fumar, comer saudavelmente e dominar técnicas para aliviar o stresse. Uma boa ideia é procurar ajuda de nutricionistas, médicos e grupos de apoio.
Independentemente da mudança de vida que se esteja a tentar fazer, é importante:
- Ter um plano antes de começar
- Criar metas realistas
- Mudar uma coisa de cada vez (por exemplo, parar de fumar antes de mudar de dieta)
- Escrever um contrato formal ou informal para reforçar o compromisso de fazer as mudanças de estilo de vida necessárias
- Preparação para lapsos e recaídas
- Recompensar-se quando o plano sair bem (isto não implica um hambúrguer e batatas fritas)
- Muito apoio de amigos e familiares. Procurar a ajuda em grupos de apoio.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.