Sinais e Sintomas – Diagnóstico Clínico
Quando um Derrame Pericárdico é causado por Pericardite, o principal sintoma é a dor no peito, que pode ser agravada pela respiração profunda e diminui inclinando-se para a frente.
Quando é a Pericardite que está a causar Derrame Pericárdico, os sintomas podem incluir:
- Febre
- Fadiga
- Dores Musculares
- Falta de ar
- Náuseas, Vómitos e diarreia (se estiver presente Doença Viral)
- Em pessoas com Derrame Pericárdico que não é causado por Pericardite, frequentemente não há sintomas.
- Grandes e graves Derrames Pericárdicos podem causar outros sintomas
- Palpitações (sensação de que o coração está a bater rápido)
- Tonturas ou Desmaios
- Pele fria e pegajosa
Um Derrame Pericárdico que cause estes sintomas é uma emergência médica e pode ser fatal.
Diagnóstico Laboratorial
Como os Derrames Pericárdicos muitas vezes não causam sintomas, são frequentemente descoberto após exames de rotina. Vários exames podem sugerir a possibilidade de um Derrame Pericárdico:
Exame Físico
Sons anormais do coração durante a auscultação cardíaca sugestivos de Pericardite. No entanto, os médicos não podem detetar Derrames Pericárdicos só através do exame físico.
Radiografia do Tórax
A silhueta do coração no Raio-X pode estar ampliada, sugerindo a presença de um Derrame Pericárdico.
Eletrocardiograma (ECG)
Elétrodos colocados sobre o peito produzem um traçado da atividade elétrica do coração. Certos padrões de ECG podem sugerir um Derrame Pericárdico ou presença de Pericardite.
Ecocardiograma
Quando há suspeita de Derrame Pericárdico, este é o melhor exame para fazer o diagnóstico, pois o excesso de líquido à volta do coração, geralmente, é facilmente visto, confirmando o diagnóstico.
Depois da conclusão do diagnóstico, o médico avalia o tamanho e a gravidade do Derrame. Na maioria dos casos, o Derrame Pericárdico é pequeno e não causa problemas graves. Em contraste, grandes Derrames podem comprimir o coração e prejudicar a sua capacidade de bombear sangue. Esta patologia, chamada Tamponamento Cardíaco, é um resultado potencialmente fatal de um Derrame Pericárdico.
Para tentar identificar a causa de um Derrame Pericárdico, o médico pode recomendar a análise de uma amostra do líquido pericárdico. Neste procedimento, chamado Pericardiocentese, o médico insere uma agulha através do peito e retira líquido pericárdico.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.