“NÃO É O ÓRGÃO DAS EMOÇÕES, É UMA BOMBA MUSCULAR DURA E TRABALHADORA.”
O coração é o órgão que fornece sangue e oxigénio para todas as partes do corpo.
É do tamanho de um punho fechado e tem o formato de um cone; faz circular o equivalente a 7.570 litros de sangue, por dia, nas artérias e em outros vasos sanguíneos.
Está apoiado no diafragma, perto da linha média da caixa torácica, no mediastino, entre o revestimento dos pulmões - pleura.
O ápice está dirigido para a frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice - a base - está dirigida para trás, para cima e para a direita.
O coração é rodeado por um saco cheio de fluido - o pericárdio. É composto por músculo cardíaco, sendo este músculo o responsável pela sua contração e com que haja um controlo da frequência cardíaca - bate entre 60 a 100 vezes por minuto. Esta parede é dividida em três camadas:
- Miocárdio - camada muscular entre o epicárdio e o endocárdio
- Endocárdio - camada interna do coração
O sistema de condução deste órgão é feito através de um grupo de células musculares cardíacas, especializadas nas paredes do coração, que enviam sinais para o músculo, levando-o a contrair-se. Os principais componentes do sistema de condução cardíaco são:
- Nó Sino-Auricular (SA)
- Nó Aurículo-Ventricular (AV)
- Feixe Auriculo-Ventricular - Feixe de His
- Ramos Direito e Esquerdo do Feixe de His
- Fibras de Purkinje.
O Nó SA inicia esta sequência, fazendo com que os músculos das aurículas se contraiam. Depois o sinal propaga-se para o Nó AV. Daqui, o potencial de ação chega ao Feixe Auriculo-Ventricular que se bifurca nos Ramos Direito e Esquerdo do Feixe de His, que por sua vez se ramificam nas Fibras de Purkinje, fazendo com que os ventrículos se contraiam. Este sinal cria uma corrente elétrica que pode ser vista num gráfico chamado eletrocardiograma (ECG). O eletrocardiograma serve para monitorizar a atividade elétrica do sistema de condução cardíaco.
O coração é dividido em duas partes, por um septo. Essas duas partes são, por sua vez, divididas em câmaras.
As duas câmaras superiores do coração são as aurículas:
- Recebem o sangue de todas as partes do corpo.
As duas câmaras inferiores são os ventrículos:
- Bombeiam o sangue para todas as partes do corpo.
O sangue circula apenas num sentido, entre as câmaras do coração, graças às válvulas cardíacas – das aurículas para os ventrículos. Sai do coração para o resto do corpo através das artérias; volta ao coração através das veias.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.