.

8 de fevereiro de 2013

Miguel Torres

Reduzir o Risco de Doenças Cardíacas

    Sem comentários:

Parar de Fumar

Os fumadores têm mais que o dobro do risco de enfarte agudo do miocárdio do que os não fumadores. Para quem é fumador, o conselho é parar de fumar. Melhor do que isso, é nunca começar a fumar, sequer.

Melhorar os Níveis de Colesterol

O risco de doença cardíaca e a quantidade total de colesterol são directamente proporcionais, ou seja, quando um aumenta, o outro também aumenta. Um nível de colesterol total acima de 200, um HDL, ou colesterol "bom", abaixo de 40, ou um LDL, ou colesterol "mau" acima de 160 indica um aumento do risco de doença cardíaca. Evidentemente, a interpretação dos valores de colesterol deve ser individual, levando-se em conta todos os fatores de risco para doença cardíaca. Uma dieta baixa em colesterol e gordura saturada irá baixar os níveis de colesterol e reduzir o risco de doença do coração.

Controlar a Pressão Arterial Elevada

Hipertensão é o fator mais comum de risco da doença cardíaca. Um valor sistólico acima de 140 e um valor diastólico acima de 90 são a definição de hipertensão. Tal como o colesterol, a interpretação da pressão arterial deve ser individualizada, tendo em conta o perfil de risco total. Hoje em dia, os medicamentos para a pressão arterial são eficazes, seguros e fáceis de tomar.

Ser Ativo

Muitos de nós levam vidas sedentárias, exercitando com pouca frequência ou não exercitando, simplesmente. As pessoas que não se exercitam têm maiores taxas de doença cardíaca em comparação com pessoas que realizam atividade física, mesmo que leve ou em quantidades moderadas. Até mesmo atividades de lazer, como jardinagem ou caminhadas, podem reduzir o risco de doença cardíaca.

Alimentação Saudável

É essencial ter uma dieta saudável para o coração, com baixo teor de gordura e colesterol. Aumentar a quantidade de vitaminas que se ingere, especialmente antioxidantes, que têm sido comprovados como uma ajuda para diminuir o risco de doenças do coração.

Alcançar e Manter um Peso Saudável

O excesso de peso coloca uma pressão significativa sobre o coração e agrava vários outros fatores de risco de doença cardíaca, como diabetes. Pesquisas mostram que a obesidade, por si só, aumenta o risco de doença cardíaca. Comendo saudavelmente e fazendo exercício, a pessoa pode perder peso e reduzir o risco de doença cardiovascular.

Gerir o Stress

Uma vida de stresse pode levar a enfartes e derrames. Usar técnicas para gerir o stress ajuda a diminuir o risco de doença cardíaca.

Controlar a Diabetes

Se não for devidamente controlada, a diabetes pode levar a danos significativos no coração, incluindo enfarte agudo do miocárdio e morte.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.