.

11 de junho de 2014

Unknown

A Doença Arterial Coronária e Gravidez

A doença arterial coronária (DAC) ocorre quando um acúmulo de depósitos de gordura faz com que as artérias mais estreitas restringem o fluxo de sangue e pode levar a dor no peito quando você se esforçar (chamada angina) ou a um ataque cardíaco, quando um coágulo de sangue bloqueia uma das artérias coronárias.

No Reino Unido, há uma estimativa que angina que DAC na gravidez é rara, pois é mais comum em mulheres mais velhas com idade superior a 50 anos. Mas está se tornando mais comuns, à medida que mais mulheres estão ficando grávida mais velhas, ou estão  acima do peso ou fumam. Ambos, fumar e estar acima do peso, aumentam o risco de DAC.

Quais são os riscos?

As mulheres que estão em maior risco de DAC são aquelas que:

  • Fumam
  • Estam acima do peso
  • Têm uma história familiar de doença coronária precoce (se o seu pai ou irmão foi diagnosticado com DAC antes de 55 anos de idade, ou a sua mãe ou irmã foi diagnosticada antes dos 65 anos)
  • Têm  diabetes 
  • Têm  pressão arterial elevada
  • São mais velhas (quanto mais velha você é, mais provável é você desenvolver doença cardíaca).
Estes são chamados de factores de risco para doenças cardíacas. Quanto mais factores de risco você tem, mais provável é que você desenvolva uma doença cardíaca.

O principal risco para as mulheres com doença coronária que engravidam é que elas vão ter um ataque cardíaco durante a gravidez. Doença cardíaca é a principal causa de mulheres que morrem durante a gravidez. 

Os riscos para o bebé são desconhecidos, embora alguns dos medicamentos que você pode tomar para DAC ou condições relacionadas, tais como diabetes e pressão alta, podem afectar seu bebé.

O seu cuidado durante a gravidez

A melhor maneira de garantir uma gravidez saudável é visitar o seu médico de família ou médico cardiologista (especialista de coração) antes de começar a tentar ter um bebé.

O seu médico de família ou cardiologista pode-lhe dar conselhos sobre quais os medicamentos seguros para tomar durante a gravidez, e pode ser capaz de ajustar o tratamento para minimizar quaisquer riscos para você e seu bebé. Se não for possível parar de tomar certos medicamentos, o seu médico pode discutir os riscos associados a este tratamento durante a gravidez.

Se você está tomando aspirina para a sua condição é seguro continuar a tomar durante a gravidez. Você nunca deve parar de tomar qualquer medicamento sem consultar o seu médico ou cardiologista primeiro.

Se você tem um stent inserido para impedir suas artérias de se tornarem estreitas ou bloqueadas, será necessário discutir com seu cardiologista os riscos para você de engravidar, bem como a melhor forma de gerir o stent durante a gravidez para garantir que ele não fique bloqueado. 

Pode preparar o seu corpo para a gravidez, fazendo as seguintes coisas:
  • Perder peso se você está acima do peso
  • Parar de fumar 
  • Manter a pressão arterial bem controlada.
Durante a sua gravidez, você deve estar sob os cuidados de um obstetra e um cardiologista numa maternidade do hospital. Você pode esperar para ter mais exames pré-natais, particularmente se a sua DAC está relacionada a outras doenças como a diabetes e pressão arterial elevada. Você deve garantir que você mantenha todos os seus compromissos, ou reagendar-los, se você tiver que cancelar.

Enquanto você está grávida, você deve:

  • Comer uma dieta equilibrada (saber mais sobre  alimentação saudável durante a gravidez e os alimentos a evitar)
  • Controlar o seu peso
  • Exercício  (falar com a sua parteira ou médico antes de iniciar qualquer novo exercício)
  • Parar de fumar.

Trabalho e nascimento

É importante que você dê à luz numa maternidade de um hospital, mas você deve ser capaz de ter um parto vaginal normal.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.