O Derrame Pericárdico é uma quantidade anormal de fluido entre o coração e o pericárdio, a membrana que envolve o coração. Derrames Pericárdicos são associados a várias patologias médicas. Não são prejudiciais, mas grandes Derrames Pericárdicos podem causar problemas na função cardíaca.
O pericárdio é um saco resistente, camada que envolve o coração. Quando o coração bate, ele desliza facilmente. Normalmente, apenas 2 a 3 colheres de sopa de fluido pericárdico estão presentes entre as duas camadas, lubrificando os movimentos do coração no interior do saco.
Em Derrames, acumulam-se valores significativamente maiores de líquido pericárdico. Quando pequenos, podem conter 100 mililitros de fluido. Em grandes derrames, mais de 2 litros de fluido podem estar presentes.
Causas
A maioria dos Derrames Pericárdicos são causados por inflamação do pericárdio, uma patologia chamada de Pericardite. Como o pericárdio fica inflamado, é produzido fluido extra, dando origem ao Derrame.
As infecções virais são uma das principais causas de Derrame Pericárdico e Pericardite. Infecções que causam Derrames incluem citomegalovírus, vírus coxsackie, echovirus e VIH.
Outras patologias que podem causar Derrame Pericárdico:
- Enfartes do Miocárdio
- Infeções bacterianas, incluindo a Tuberculose
- Cancro
- Uremia (Insuficiência Renal grave)
- Lesão no pericárdio durante um procedimento médico
- Doenças auto-imunes (como Lúpus ou Artrite Reumatóide)
Num grande número de pessoas com efusão pericárdica, não se consegue identificar qualquer causa. São chamados de Derrames Pericárdicos Idiopáticos.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.