Existem duas principais causas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC):
Isquémico (responsável por mais de 80% de todos os casos): o suprimento de sangue é interrompido devido a um coágulo de sangue.
À medida que envelhecemos as nossas artérias ficam mais estreitas, mas certas coisas podem, perigosamente, acelerar este processo. Estes riscos incluem:
- Ser fumador
- Pressão arterial elevada (Hipertensão)
- Obesidade
- Altos níveis de colesterol (muitas vezes causados por uma dieta rica em gordura, mas também pode resultar de fatores hereditários)
- História familiar de doença cardíaca ou diabetes
- Consumo excessivo de álcool (que também pode causar obesidade e pressão arterial elevada, além de causar danos no coração e batimentos cardíacos irregulares)
A diabetes é um fator de risco, particularmente se mal controlada, tal como o excesso de glicose no sangue que pode danificar as artérias.
Outra possível causa de AVC Isquémico é um batimento cardíaco irregular (Fibrilação Auricular), que pode causar coágulos sanguíneos que se alojam no cérebro. Esta pode ser causada por:
Outra possível causa de AVC Isquémico é um batimento cardíaco irregular (Fibrilação Auricular), que pode causar coágulos sanguíneos que se alojam no cérebro. Esta pode ser causada por:
- Pressão arterial elevada
- Doença arterial coronária
- Doença da válvula mitral (Doença da válvula cardíaca)
- Cardiomiopatia
- Pericardite (Inflamação do saco que envolve o coração)
- Hipertiroidismo (Hiperatividade da glândula tiroide)
- Consumo excessivo de álcool
- Beber muita cafeína, por exemplo, café, chá e bebidas energéticas
Hemorrágico: há a rutura de um vaso sanguíneo intra-craniano, que causa lesões no cérebro.
A principal causa de um AVC Hemorrágico é a pressão arterial elevada (hipertensão), o que pode enfraquecer as artérias no cérebro e torná-las propensas a separação ou rutura.
Fatores que aumentam o risco de pressão arterial elevada incluem:
- Estar acima do peso ou obeso
- Beber quantidades excessivas de álcool
- Fumador
- Vida Sedentária
- Stress, o que pode causar um aumento temporário da pressão arterial
Outro risco importante de AVC Hemorrágico é o tratamento com medicamentos administrados para prevenir coágulos sanguíneos, como a varfarina.
AVC Hemorrágico também pode ocorrer a partir de um aneurisma e mal-formação de vasos sanguíneos no cérebro.
Um ferimento traumático na cabeça também pode causar sangramento no cérebro. Na maioria dos casos, a causa é óbvia mas sangramento no revestimento do cérebro (hematoma subdural) pode ocorrer sem sinais óbvios de trauma, especialmente nos idosos. Os sintomas e sinais podem mimetizar um AVC.
Existe também uma condição relacionada, conhecida como Ataque Isquémico Transitório (AIT), em que o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido temporariamente, provocando um "mini-AVC”. AIT´s devem ser tratados com seriedade, pois muitas vezes são um sinal de alerta para AVC.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.