.

8 de dezembro de 2012

Miguel Torres

Como Evitar um AVC

    Sem comentários:

Os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC´s) geralmente podem ser prevenidos através de um estilo de vida saudável o que irá reduzir drasticamente o risco de derrame:

Ter uma dieta saudável - Uma dieta pobre é um importante fator de risco para AVC. Alimentos ricos em gordura podem levar à acumulação de placas de gordura nas artérias e excesso de peso pode levar a pressão arterial elevada.

É recomendado um baixo teor de gordura e dieta rica em fibras, incluindo a abundância de frutas e legumes frescos (cinco porções por dia) e grãos integrais. A quantidade de sal que se ingere deve ser limitada para não mais do que 6 g (cerca de uma colher de chá) por dia, porque muito sal aumenta a pressão arterial.

Existem dois tipos de gordura: saturadas e insaturadas. Devem-se evitar alimentos que contenham gorduras saturadas, porque estes irão aumentar os níveis de colesterol:
  • Tortas de carne
  • Salsichas e carnes gordas
  • Manteiga
  • Banha de porco
  • Queijo duro
  • Bolos e biscoitos
  • Alimentos que contêm coco ou óleo de palma
No entanto, uma dieta equilibrada deve incluir uma pequena quantidade de gordura insaturada, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol:
  • Peixes gordos
  • Abacates
  • Nozes e sementes
  • Óleos de girassol, de oliveiras e vegetal

Fazer exercícios regularmente - A combinação de uma dieta saudável, com exercício físico regular é a melhor maneira de manter um peso saudável. Ter um peso saudável reduz as hipóteses de desenvolver pressão arterial elevada.

O exercício regular vai trazer uma maior eficácia ao coração e sistema circulatório. Também ajuda a diminuir os nível de colesterol e manter pressão sanguínea num nível saudável.

O nível de colesterol recomendado é de 5mmol/litro (5 milimoles por litro de sangue).

Um valor da pressão arterial representa a pressão do coração quando contrai para bombear o sangue para todo o corpo - pressão sistólica. O outro valor representa a pressão do coração quando ele descansa, se expande e enche de sangue, enquanto espera para a próxima contração - pressão diastólica.

Para a maioria das pessoas, uma pressão sanguínea ideal é uma pressão sistólica de 90-120 milímetros de mercúrio (mmHg) e uma pressão diastólica de 60-80mmHg. Ou, como a pressão arterial é normalmente expressa, um nível entre 120/80mmHg 90/60mmHg.

É recomendado, pelo menos, 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de intensidade moderada de atividade aeróbica (bicicleta ou caminhada rápida) por semana.

Se a pessoa está a recuperar de um AVC, deve discutir possíveis planos de exercício com os membros de sua equipa de reabilitação. O exercício regular pode ser impossível nas primeiras semanas ou meses após um derrame, mas deve ser capaz de começar a exercer depois de a reabilitação progredir.


Beber álcool com moderação - Consumo excessivo de álcool pode levar a pressão arterial elevada e batimento cardíaco irregular (fibrilação auricular). Ambos são fatores de risco para AVC.

As bebidas alcoólicas são ricas em energia (ricas em calorias) logo, também causam aumento de peso.

Beber muito multiplica o risco de derrame em mais de três vezes.


Não fumar - Fumar duplica o risco de ter um derrame. O tabaco estreita as artérias e aumenta as probabilidades de o sangue coagular.

Ao parar de fumar, a pessoa pode reduzir o seu risco de ter um AVC até à metade. Não fumar também vai melhorar a saúde geral e reduzir o risco de desenvolver outras doenças graves, como cancro do pulmão e doenças do coração.

Redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol com medicação também reduz substancialmente o risco de AVC.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.