Os danos causados por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ser generalizados e de longa duração.
Algumas pessoas precisam de ter um longo período de reabilitação antes de conseguirem recuperar a sua antiga independência, e muitos nunca vão recuperar totalmente.
O processo de reabilitação é específico para cada caso, e vai depender dos sintomas e da sua gravidade.
Uma equipa de especialistas estão disponíveis para ajudar, incluindo fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros especializados e médicos.
Os danos que um AVC faz no cérebro podem ter impacto em muitos aspetos da vida e bem-estar e, dependendo das circunstâncias individuais, cada caso vai exigir diferentes tratamentos e métodos de reabilitação.
Impacto psicológico
Os dois estados mais comuns encontrados em pessoas depois de um AVC são:
- Depressão: muitas pessoas experimentam episódios intensos de choro e desespero, retirando-se das atividades sociais
- Transtorno de ansiedade: as pessoas experimentam sentimentos gerais de medo e ansiedade, muitas vezes marcados por sentimentos descontrolados de ansiedade (ataque de ansiedade).
A pessoa irá receberá uma avaliação psicológica de um membro da equipa de saúde no primeiro mês após o AVC.
Sentimentos de raiva, ansiedade, depressão, frustração e confusão são comuns, embora possam desaparecer ao longo do tempo.
Deve ser dada orientação para ajudar a lidar com o impacto psicológico de um derrame. Isto inclui o impacto nas relações com outros membros da família e qualquer relação sexual. Também deve haver uma revisão regular de todos os problemas de depressão e ansiedade, e dos sintomas psicológicos e emocionais em geral.
Para algumas pessoas, medicamentos e terapias psicológicas, tais como aconselhamento cognitivo-comportamental pode ajudar. Este aconselhamento é uma terapia que visa mudar a maneira de pensar sobre as coisas para assim produzir um estado mais positivo da mente.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.