.

2 de março de 2013

Miguel Torres

Parada Cardiaca O Que É

    Sem comentários:

Morte súbita cardíaca (MSC) é uma morte súbita e inesperada causada pela perda da função cardíaca (Paragem Cardíaca Súbita).

A Paragem Cardíaca não é um Enfarte do Miocárdio, mas pode ocorrer durante um. Estes ocorrem quando existe um bloqueio de uma ou mais artérias do coração, impedindo que este receba sangue rico em oxigénio suficiente. Se o oxigénio no sangue não pode chegar ao músculo do coração, este fica danificado.

Em contraste, a Paragem Cardíaca Súbita ocorre quando há um mau funcionamento do sistema elétrico do coração e, de repente, torna-se muito irregular. O coração bate perigosamente rápido. A vibração pode causar fibrilação ventricular e o sangue deixa de ser distribuído corretamente ao corpo. Nos primeiros minutos, a maior preocupação é que o fluxo de sangue para o cérebro será reduzido tão drasticamente que a pessoa vai perder a consciência. A morte é a consequência seguinte, a menos que o tratamento de emergência seja iniciado imediatamente.

O tratamento de emergência inclui Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) e Desfibrilação. A RCP é uma técnica manual, utilizada repetitivamente, que inclui pressão no peito e permeabilização das vias aéreas da pessoa vitimada, mantendo assim oxigénio e sangue a fluir para o cérebro até o ritmo cardíaco normalizar. A desfibrilação consiste num choque elétrico no peito. Equipas de emergência usam desfibriladores portáteis e frequentemente há desfibriladores de acesso público, destinados a estar disponíveis para uso por cidadãos que observam Paragem Cardíaca.

Diagnóstico Clínico – Sinais e Sintomas

Algumas pessoas podem sentir palpitações cardíacas ou tonturas, alertando-as para um problema do ritmo cardíaco potencialmente perigoso. No entanto, em mais da metade dos casos, a Paragem Cardíaca ocorre sem sintomas prévios.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.