.

12 de dezembro de 2012

Miguel Torres

Corpos Estranhos - Embolia

Um corpo estranho é qualquer objeto ou substância que não deve estar presente no sangue:

Coágulos de sangue

O sangue contém agentes naturais de coagulação que ajudam a prevenir o sangramento excessivo quando a pessoa se corta.

Certas condições de saúde, como pressão arterial elevada ou doença cardíaca, podem causar coágulos de sangue (trombose).

Por exemplo, a fibrilação auricular, que faz com que o coração bata irregular e anormalmente rápido, pode causar um coágulo de sangue, que se forma no coração. Se este processo não for interrompido, ele irá deslocar-se na corrente sanguínea (embolo), antes de ser depositado num órgão ou membro. 

Gordura

Uma fratura de um osso longo, tal como um osso da coxa, pode resultar em partículas de gordura no interior do osso e serem libertadas para a corrente sanguínea. Estas são conhecidas como embolia gordurosa.

Podem também, por vezes, desenvolver-se após queimaduras graves ou como uma complicação de cirurgia óssea. 

Ar

Também podem ocorrer embolias se as bolhas de ar ou de outros gases entrarem na corrente sanguínea.

Embolias aéreas são uma preocupação especial em mergulhadores. Se o mergulhador flutua muito rápido para a superfície, a mudança na pressão pode causar bolhas de azoto na circulação sanguínea. Isto pode causar doença de descompressão. 

Colesterol

Em pessoas que têm aterosclerose extensa (artérias estreitadas, devido a uma acumulação de colesterol), pequenos pedaços de colesterol podem, por vezes, romper, resultando numa embolia.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.