Idade
Conforme a pessoa envelhece, as artérias começam a endurecer e a estreitar, aumentando o risco de um Acidente Isquémico Transitório (AIT).
AIT´s ocorrem mais comumente em pessoas com mais de 60 anos de idade, embora possam ocorrer em qualquer idade, inclusive em crianças e adultos jovens.
Sexo
Os homens têm um risco maior de virem a sofrer um AIT em comparação com mulheres pré-menopáusicas.
O risco de ter um AIT ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) aumenta em mulheres pós-menopáusicas.
Na menopausa há uma queda dos níveis de estrogénio e progesterona, o que pode causar menos elasticidade nos vasos sanguíneos.
Etnia
Pessoas Sul Asiáticas, Africanas e com origem no Caribe têm um maior risco de desenvolver pressão arterial elevada e diabetes, que consequentemente levam a um maior risco de AIT.
História Famíliar
Na presença de história familiar de AVC ou AIT, o risco de ter um AIT aumenta. No entanto, o risco é relativamente pequeno – se membros da família tiveram um AIT não significa, necessariamente, que mais alguém na família vá sofrer do mesmo.
Hipertensão
A pressão arterial elevada (hipertensão) é o fator de risco mais significativo associado a AIT. A pressão arterial elevada leva a que haja uma pressão extra sobre vasos sanguíneos, fazendo com que eles se tornem estreitos ou fiquem obstruídos.
Peso e Dieta
Uma dieta rica em gordura saturada aumenta o risco de desenvolvimento de aterosclerose. Numa dieta rica em sal, é provável que a pressão arterial seja elevada, que, tal como a aterosclerose, é um importante fator de risco para a AIT.
Excesso de peso também coloca o coração sob pressão e enfraquece os vasos sanguíneos.
Fumar
Fumar pode duplicar o risco de AIT ou AVC.
Os produtos químicos nocivos do tabaco causam o engrossamento do revestimento das artérias, o que aumenta o risco da formação de coágulos sanguíneos.
Portanto, parar de fumar é uma das principais formas de prevenir um AIT ou AVC.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.