Exames de sangue
- Teste de pressão arterial - a pressão arterial será verificada porque hipertensão é um fator de risco para Acidente Isquémico Transitório (AIT) e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
- Teste de coagulação do sangue - a capacidade de coagulação do sangue será testada para verificar o estado do sangue e qual a probabilidade da formação de coágulos.
- Teste de colesterol - um teste de colesterol sérico pode ser usado para verificar os níveis de colesterol. Caso a pessoa tenha colesterol elevado, corre maior risco de ter um AIT ou AVC.
- Teste de glicose - o nível de glicose no sangue será verificado. Altos níveis de glicose no sangue podem indicar diabetes.
Eletrocardiograma (ECG)
Um eletrocardiograma (ECG) é um exame que mede a atividade elétrica do coração através de um número de elétrodos (pequenos discos metálicos) ligado à pele.
Um ECG pode detectar qualquer ritmo anormal do coração, o que pode ser um sinal de doenças como a fibrilação auricular (o coração bate irregularmente).
Radiografia do Tórax
Tomografia Computadorizada (TC)
A tomografia computadorizada (TC) utiliza uma série de raios-X para produzir uma imagem do interior do corpo. Pode ser usada para verificar se há outros fatores que tenham desencadeado o AIT, tais como uma hemorragia ou cancro.
Ressonância Magnética (RM)
Tal como a tomografia, uma ressonância magnética (RM) produz uma imagem do interior do corpo, mas em vez de usar os raios X, utiliza um forte campo magnético e ondas de rádio. Uma ressonância magnética pode ser capaz de produzir uma imagem mais detalhada dos vasos cerebrais e do sangue do que a TC.
Ultra-som
A ultra-sonografia utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir uma imagem do interior do corpo.
Pode ser feito um exame de ultra-som das artérias carótidas para descobrir se estão mais estreitas ou bloqueadas. Este tipo de ecografia é conhecida como Doppler ou Duplex Scan.
Ecocardiograma
Um ecocardiograma pode ser utilizado para produzir uma imagem do coração, que pode destacar as várias formas de doenças cardíacas.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.