.

26 de novembro de 2012

Miguel Torres

Ritmo Cardíaco

A principal função do coração é fornecer sangue e nutrientes para o corpo.

O batimento regular, ou contração do coração, desloca o sangue para todo o corpo.

Cada batimento cardíaco é controlado por impulsos elétricos que viajam através do coração.

No coração normal, esses impulsos elétricos ocorrem em intervalos regulares.

Quando algo está errado com o sistema elétrico do coração, o coração não bate regularmente.

O resultado de batimentos irregulares causam uma arritmia.

O sistema elétrico consiste em duas áreas principais de controlo e condução de uma série de vias, semelhante à instalação elétrica numa casa.

O nó SA (sinoauricular), está localizado na aurícula direita. É o principal responsável pelos batimentos cardíacos regulares. Também mantém a necessidade geral de sangue do organismo e aumenta a frequência cardíaca quando necessário, como durante o exercício, emoções ou doença, como febre. O nó SA é às vezes chamado de "marca-passo natural" do coração.

Os impulsos elétricos deixam o nó SA e viajam através de caminhos especiais no coração para outro controlador – o nó AV (auriculoventricular).

O objetivo do nó AV é proporcionar uma via para os impulsos das aurículas para os ventrículos.

Também cria um atraso na condução das aurículas para os ventrículos. Isto faz com que as aurículas contraiam primeiro e os ventrículos se encham de sangue antes de se contrair.

Este atraso garante o momento adequado para que as câmaras inferiores tenham tempo para se enchem completamente antes de contrairem.

Normalmente, o coração bate entre 60 - 100 vezes por minuto. Este estado é chamado de "ritmo sinusal normal" ou "ritmo normal".

Dependendo das necessidades do corpo, pode bater mais rápido (taquicardia sinusal) devido ao stresse, por exemplo, ou mais lento (bradicardia sinusal), como acontece durante o sono.

 

Arritmias

As arritmias são alterações do ritmo cardíaco.

Existem muitos tipos de arritmias.

São classificadas de acordo com o lugar onde começam (aurículas, nódulo AV, ou ventrículos).

De um modo geral, aquelas que não são originárias dos ventrículos são chamadas de arritmias supraventriculares, enquanto aquelas que surgem nos ventrículos são chamadas de arritmias ventriculares.

Algumas das arritmias mais comumente encontradas, começando com as arritmias supraventriculares:
  • Contrações auriculares prematuras, ou extrassístoles supraventriculares - outra parte dos aurículas envia um impulso elétrico, logo após o batimento anterior, fazendo com que o coração contraia mais cedo do que o esperado. Esta é uma ocorrência muito comum em todas as idades e, geralmente, não é grave.
  • Taquicardia supraventricular (TSV), ou TSV paroxística - ocorre quando qualquer estrutura acima do ventrículo (geralmente as aurículas ou o nó AV) produz uma descarga periódica, rápida.
  • Síndrome do nódulo sinusal - saída irregular do nó SA provoca uma frequência cardíaca mais lenta do que o normal (às vezes alternando com os batimentos cardíacos rápidos).
  • Fibrilação auricular -uma condição comum, causada por impulsos elétricos descarregados rapidamente em diversas áreas das aurículas. Geralmente causa um batimento rápido e irregular do coração.
  • Flutter auricular - uma condição causada por uma descarga rápida num único lugar da aurícula direita.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.