O que é?
É um procedimento médico usado para diagnosticar e tratar certos problemas cardíacos.
Como é Feito?
Um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, é colocado num vaso sanguíneo do braço, virilha ou pescoço até ao coração. Através do cateter o profissional de saúde pode fazer testes de diagnóstico e tratamento do mesmo.
Neste procedimento pode-se recorrer a:
- Angiografia Coronária
É injetada uma tinta no cateter que vai até ao coração. Assim as coronárias ficam visíveis com o auxílio do Raio-X.
Isto ajuda a ver se há formação de placas de ateroma que podem estreitar ou bloquear as artérias e restringir o fluxo sanguíneo.
Esta acumulação de placa de ateroma nas artérias coronárias, é chamado de Doença Cardíaca Coronária ou Doença Arterial Coronária.
- Ultra-sons
Os profissionais de saúde também podem usar ultra-sons durante o cateterismo cardíaco para detetar bloqueios nas artérias coronárias.
- Amostras Sanguíneas
Durante o cateterismo, podem ser retiradas amostras de sangue e músculo cardíaco ou ainda fazer-se uma pequena cirurgia.
Onde é Realizado?
Costuma ser feito num hospital.
O paciente está acordado durante o procedimento, que provoca pouca ou nenhuma dor.
Raramente causa complicações sérias.
Quando é Usado?
É recomendado por várias razões:
- O motivo mais comum é para avaliar dor no peito. Dor no peito pode ser um sintoma de Doença Cardíaca Coronária. O cateterismo cardíaco pode mostrar se a placa de ateroma está a estreitar ou a bloquear as artérias coronárias.
- Também podem ser tratadas doenças das coronárias durante o cateterismo cardíaco, com recurso à Angioplastia. Durante a Angioplastia, um cateter com um balão na sua ponta é levado até à artéria coronária obstruída. Uma vez no lugar, o balão é insuflado, empurrando a placa contra a parede da artéria. Isto cria um caminho mais amplo para que o sangue flua para o coração. Por vezes, um stent é colocado na artéria durante a angioplastia. Um stent é um pequeno tubo de malha que suporta a parede da artéria interna.
- A maioria das pessoas que sofre de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), têm as artérias coronárias estreitas ou bloqueadas. Assim, a cateterização cardíaca pode ser utilizada como um procedimento de emergência para o tratamento de um EAM. Quando utilizado com a angioplastia, o procedimento permite abrir artérias obstruídas e evitar danos mais gravosos ao coração.
- O cateterismo cardíaco também pode ajudar a descobrir o melhor tratamento:
- Se está a recuperar de um EAM, mas com dor no peito
- Se teve um Enfarte que causou grandes danos ao coração
- Se teve um ECG (eletrocardiograma), prova de esforço, ou outro teste, com resultados que sugerem doença cardíaca.
- Ainda pode ser usado quando há suspeita de um problema cardíaco ou se se está prestes a fazer uma cirurgia cardíaca. O procedimento mostra a forma geral do coração e os quatro grandes espaços (câmaras cardíacas) dentro dele. Esta visão de dentro do coração vai mostrar certos defeitos cardíacos e ajudar o profissional de saúde a planear a cirurgia cardíaca.
- Às vezes, usa-se o cateterismo cardíaco para ver se as válvulas cardíacas trabalham bem. As válvulas controlam o fluxo de sangue no coração, abrem e fecham para permitir que o sangue flua entre as câmaras e nas artérias.
- O profissional de saúde pode recorrer ao cateterismo cardíaco para medir o fluxo de sangue e os níveis de oxigênio em diferentes partes do coração. Pode ainda verificar como uma válvula cardíaca artificial está a funcionar e como o coração está a bombear o sangue.
- Se há suspeita de uma infeção cardíaca ou tumor, podem ser recolhidas amostras de músculo cardíaco através do cateter. Com a ajuda do cateterismo cardíaco, podem-se fazer pequenas cirurgias cardíacas.
Riscos
É um procedimento médico comum.
Raramente causa problemas sérios. No entanto, as complicações podem incluir:
Raramente causa problemas sérios. No entanto, as complicações podem incluir:
- Hemorragia
- Infeção
- Dor no local da inserção do cateter
- Danos aos vasos sanguíneos - raramente, no entanto, o cateter pode raspar ou fazer um buraco num vaso sanguíneo
- Reação alérgica ao corante que é usado durante a angiografia coronária.
Outras complicações menos comuns incluem:
- Arritmias (batimentos cardíacos irregulares). Estes batimentos cardíacos irregulares, muitas vezes desaparecem espontaneamente. No entanto, o médico pode recomendar tratamento, se persistirem.
- Lesão renal causada pelo corante utilizado durante a angiografia coronária.
- Coágulos sanguíneos que podem desencadear um EAM, derrames, ou outros problemas graves.
- Hipotensão.
- Acumulação de sangue ou de líquido no saco que circunda o coração.
Como acontece com qualquer processo que envolva o coração, as complicações, por vezes, podem ser fatais. No entanto, isso é raro no cateterismo cardíaco.
Os riscos de cateterismo cardíaco são maiores:
- Em pessoas mais velhas
- Em pessoas que têm certas doenças ou complicações (como doença renal crónica ou diabetes).
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.